15 julho, 2017

ZÉ PAPAGAIO

Por:
José Itamar Abreu Costa
Regional PIAUÍ













Papai comprou urna casa onde hoje é situada a Praça Professor Mundico Costa, em Alto Longá.

O imóvel fica em frente à porta principal da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Humildes. Papai resolveu fazer uma reforma.

Contratou um pedreiro, ajudantes e o Zé Papagaio, que tinha uma tropa de jumentos e fazia carretos, ou seja, trazia nos caixões: barro, areia, tijolo, pedras e telhas. Ofereci-me para ajudar o trabalhador, e montado em outro animal (reserva), fazia todo o trajeto de casa para o local onde se pegava os materiais.

Ficou uma grande amizade, e o Zé Papagaio gostava muito de mim. Retornei ao Piauí em 1980. Casei-me com a Edilane, em 1982, voltando assim a frequentar mais a minha terra natal. Um dia, o Papagaio me procurou e falou que estava sentindo dor no peito e falta de ar. Trouxe o amigo para Teresina e diagnostiquei uma doença do músculo do coração, de grau já avançado, sendo considerado fora de possibilidade cirúrgica. A conduta era clínica.

O Papagaio tomava a medicação regularmente; mesmo assim descompensava e nós o internávamos, ora na CasaMater, ora no Hospital São Marcos. Em uma dessas internações, o quadro clínico estava muito complicado e o paciente ficou hospitalizado em regime de UTI, no São Marcos. Em um dia, era sábado, passei no Hospital às cinco horas e resolvi visitar logo o Papagaio. Tinham sido colocadas umas cortinas para separar os boxes dos pacientes e, ao entrar na UTI, dirigi-me imediatamente para o leito do amigo. 

Ele estava iniciando uma arritmia grave (taquicardia ventricular), e agonizava. Ao me ver ficou ainda mais angustiado. Sempre que podemos fazemos a cardioversão com desfibrilador, principalmente em UTI, pronto-socorro, etc. Sabemos que um soco no precórdio - região do tórax onde fica o coração - , equivale a um choque de 20-30 Jaule. Imediatamente dei um soco potente no tórax do Papagaio. Com essa manobra a arritmia foi revertida. 

Ao melhorar, o velho assim se pronunciou: "Doutor, estava sonhando com o senhor, que eu recebia de sua bondosa pessoa um murro e eu pensava o que foi que fiz a ele para merecer uma surra". 

Papagaio ainda viveu muitos anos e sempre que nos encontrávamos, essa história era relembrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...