PE

Regional PERNAMBUCO





DIRETORIA - Gestão 2017/2018

Presidente - José Arlindo Gomes de Sá
Vice presidente - Luiz de Gonzaga Braga Barreto
Secretário - Luiz Coutinho Dias Filho
Tesoureiro - Mário Vasconcelos Guimarães
Diretor Cultural - Cláudio Renato Pina Moreira

***
Corpo redacional do Boletim Informativo 
CASACA DE COURO e da REVISTA OFICINA DE LETRAS
Paulo Camelo de Andrada Almeida
Luiz de Gonzaga Braga Barreto
José Arlindo Gomes de Sá
Editoração eletrônico e impressão:

Paulo Camelo de Andrada Almeida

***

O ano de 2017, foi declarado por Portaria pelo presidente José Arlindo como o 

“Ano Literário – Bicentenário da Revolução Republicana de 1817”
Download ou leitura da Portaria clique aqui >>> PORTARIA 01/2017

***


PRINCIPAIS ATIVIDADES


_______________________________

ABRIL 2017
Publicada a edição nº 160 do Boletim Informativo CASACA DE COURO  (download)
_______________________________
MARÇO 2017
São muitas as homenagens que a Revolução Republicana de 1817 vem recebendo. A Sobrames-PE através de portaria "Declarou 2017 como Ano Literário do Bicentenário da Revolução Republicana de 1817" e desde o início do ano a pauta de suas reuniões plenárias têm-se dedicado ao estudo de assuntos importantes de Pernambuco. Na reunião de 6 de março, Data Magma de Pernambuco, quando teve início a Revolução Republicana de 1817, tivemos uma magistral palestra do Dr. José Nivaldo Júnior, advogado, publicitário e professor de história, sob o título "1817 - A Revolução do Futuro".  Não houve apresentação de trabalhos dos confrades em razão do brilho da palestra que se estendeu além do tempo normal da reunião. Para entender os objetivos da Revolução Republicana de 1817 sugerimos o livro da escritora Maria Cristina Cavalcanti de |Albuquerque, o romance de época "Olhos Negros" e "O Frustrado Resgate de Napoleão Bonaparte em 1817", da escritora Isabel Lustosa, publicado na revista Continente Multicultural de março de 2017.   
Publicada a edição nº 159 do Boletim Informativo CASACA DE COURO  (download)
_______________________________
FEVEREIRO 2017
"Pernambuco no cenário nacional". Esse foi o título da palestra que nos brindou o Dr. Luiz Otávio Cavalvcanti, presidente da Fundação Joaquim Nabuco, na reunião plenária de fevereiro. Esse seu trabalho foi gravado, editado e revisado pelo autor e será publicado na nossa Revista Oficina de Letras número 32. O organizador da revista, confrade Luiz Barreto, informou que já estão sendo recebidos os trabalhos literários para integrarem a publicação e aqueles que desejarem participar dessa revista devem encaminhar seus escritos apara o e-mail lgbarreto@uol.com.br.

Os colegas sobramistas inscritos apresentaram vários trabalhos literários.
* Publicada a edição nº 158 do Boletim Informativo CASACA DE COURO  (download)
_________________________________________________
JANEIRO 2017
Na reunião literária realizada excepcionalmente no dia 9, a diretoria resolveu que o ano de 2017 será nomeado por nossa instituição o Ano Literário - "Bicentenário da Revolução Republicana de 1817", com uma logomarca encimando o Boletim Informativo Casaca de Couro e todas as correspondencias expedidas durante o ano, bem como serão tratados muitos temas alusivos ao processo e aos vultos dessa revolução, como também haverá um concurso literário. O editorial do boletim informativo Casaca de Couro, sob o título Memória, se refere ao dia 6 de março, a Data Magna de Pernambuco, quando foi deflagrada aquela revolução em 1817.  O palestrante do mês foi o professor Dr. José Luiz Delgado que discorreu sobre a História Municipal Pernambucana. Estavam presentes os convidados Dr. Miguel Meira de Vasconcelos, presidente do Centro de Estudos de História Municipal e o historiador Carlos Bezerra Cavalcantri, presidente da Academia Recifense de Letras.

Os colegas sobramistas inscritos apresentaram vários trabalhos literários.
* Publicada a edição nº 157 do Boletim Informativo CASACA DE COURO (download)
_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...