13 setembro, 2017

DESEJO x ANSIEDADE

Por:
Valéria Ávilla
Regional GOIÁS






“- Mamãe até que enfim meu aniversário do Batman acabou. Estava tão ansioso…” Confesso que quase fiquei preocupada quando meu filho de quatro anos me disse isso. Mas, depois de um tempo, percebi que passou a usar a máscara do Batman diariamente. De fato, um tanto de ansiedade acontece para se esperar e viver um desejo muito… desejado. Num mundo em que o estresse é constante e, sabendo que isso vira ansiedade, estar um pouco ansioso e agitado se torna bem ameaçador. Então, não nos permitimos viver nada parecido. Na verdade precisamos é saber diferenciar estar ansioso de ser ansioso.
Como escritora, adoro estar pensando sobre as palavras. Amo estar vendo como elas se transformam com a língua. Na língua portuguesa ser e estar são verbos bem diversos, mas no inglês existe apenas um para dizer a mesma coisa: to be. Sim, o Português é uma língua muito mais rica, tem dez palavras para dizer a mesma coisa – tom sobre tom para pintarmos em aquarela nossas poesias. Porém, o inglês é de uma praticidade ímpar. E aqui já vai uma dica para não ser ansioso – não precisamos definir e decidir o que é melhor que o que – podemos simplesmente usar cada coisa no momento em que ela se presta melhor para aquela situação.
Voltando ao verbo to be. Gosto desse verbo porque mostra como é tênue a diferença entre ser e estar. Estar por muito tempo é ser. E ser por pouco tempo é estar. Usando o exemplo acima: meu filho estava ansioso e não era um menino com ansiedade. A festa passou e ele sentiu certo alívio, mas continuou usufruindo do que sobrou da festa e não tomou pavor da mesma.
Bem, mas talvez você não queira saber da escritora. Embora, Freud dizia que não havia nada que ele conseguisse formular cientificamente que não houvesse sido abordado pelos escritores.
Então, agora estando “psi” vou dizer algo muito importante e grave que domina e cria grandes entraves em nossa sociedade contemporânea. Inclusive, você deve estar fazendo isso com consigo mesmo desde o início da sua existência. Vai ficar chocado! – leia esse parágrafo novamente!
Causou ansiedade esse ultimo parágrafo? Ah! Se não conseguiu ler de novo, é o típico caso de ansiedade! Não, você apenas está ansioso para saber, porque se você continua lendo essa crônica, saber é o seu desejo – apenas isso.
Sim, o que é grave? É no dia a dia que confundimos desejo com ansiedade. Quem não se lembra de desejar algo com muita intensidade e isso causar uma sensação de inquietude e até de certo desconforto? Mas pense, inquietude e desconforto são de fato ameaçadores?  Podemos lidar com isso de forma leve. Porém, numa sociedade de estresse constante passamos a ter medo do desejo por confundirmos estar ansioso com ter ansiedade. E aí, dá tudo errado mesmo. Pois passamos a evitar o que desejamos – e incidimos no equívoco de escolher com a ilusão que  ser contador é mais seguro do que ser dançarino, por exemplo. Que se casar com uma mulher contida é mais adequado do que se casar com aquela louquinha que lhe encantava. Que se relacionar com amigos com alto status social lhe garantirá mais sucesso do que com seus especiais amigos de infância. Que aprender jogar tênis é mais cool do que a divertida pelada do bairro. – Status e cool – essas palavras, eu detesto! Tão falsas…
Cair nessa confusão é uma armadilha do mundo capitalista. Não viver o desejo cria uma necessidade de satisfação brutal! E aí sim, se transformará em alguém sofredor de ansiedade.
Ansiedade generalizada é um transtorno psíquico dos mais crônicos e, por isso, em psiquiatria o tratamento é longo, ou até eterno. Incrivelmente, o tratamento de um episódio de depressão é bem mais curto. Esse é um dois motivos pelos quais, às vezes, estou psiquiatra e em outras, estou psicanalista. Embora a medicação seja de grande utilidade no início, não precisamos ser medicáveis, podemos estar medicáveis e depois acharmos nosso rumo.

Um friozinho na barriga é o sinal do nosso corpo de que estamos indo ao encontro do que é melhor para nós. Um nó na garganta é o sinal que engolimos o que não queríamos. “Não pense sobre isso – simplesmente sinta.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...